quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

QUEM NÃO VIAJA MORRE BURRO



O titulo parece dizer tudo. Mas não diz! Estou há quinze anos fora do País onde nasci. Percorri estradas, caminhos e sentimentos. Foi um percorrer de dentro para fora. Vou explicar. 

Existem pessoas que conhecem muitos mais países que eu e falam línguas que sei...nunca aprenderei. Ponto. E isso faz delas pessoas mais cultas, inteligentes, educadas e sábias do que eu? Do que voce? Não. 
Conheço pessoas que viajaram milhas e milhas, visitaram países exóticos, sagrados, liberais, românticos, tiraram centenas de fotos, gastaram imenso dinheiro e o que aprenderam? Nada! 

O que me custa imenso é constatar a ignorância que continua a predominar, mesmo naqueles que poderíamos considerar mais sábios porque conheceram outras culturas, presenciaram outros costumes, respiraram outros ares! Mas infelizmente não é assim! 

Muitos vão e voltam como se nunca tivessem ido! E é tão fácil saber o que esta a acontecer com pessoas assim! Não basta viajar! Não basta ter uma situação econômica que te proporcione passeios espetaculares, viagens alucinantes... Isso não engrandece ninguém!

Se temos a sorte de confraternizar com outras culturas temos que absorver! É um sentimento! É de dentro para fora! Uma pessoa que viaja e não esta aberto a absorver sabedoria...esse sim morre burro! Nosso cérebro é como um paraquedas..só funciona se abrir! Abram essa cabeça pessoal! Que adianta ser o mais "viajado" do seu grupo de amigos, se um deles mal vira as costas e já estão logo a fofocar, falar mal da vida alheia! 

Que adianta ser fluente em línguas e ter uma língua que serve apenas para expelir palavras venenosas? Estive quinze anos fora do meu país... e o que vejo? Revi de tudo! 
Pessoas maravilhosas que no fundo sempre o foram, pessoas que viajaram, conheceram países, aproveitaram a vida..( Ainda Bem!) e também vi que no fundo quem nunca foi..jamais será!
Pessoas que pararam no tempo! Que nunca deram o passo do "vou deixar de ser burro e passar a ser cavalo!" Nada disso. Continuam burros a falar de pecados velhos sem ter adquirido no decorrer dos anos uma gota sequer de sabedoria! 

Sou escritora. Escrevo sobre tudo o que manda minha inspiração! Realidades e fantasias! Tanto falo de sexo como de familia como falo da minha gata ou da minha adoração pela escrita! 
Minha mente viaja pelos países que tive o prazer de conhecer e por lugares nunca antes idos! Sou escritora! 
A vida muda, os tempos mudam e as pessoas? 
Infelizmente constatei que muitas nunca hão de mudar! 
A sabedoria nada tem a ver com dinheiro! Nada!
O que eu era há quinze anos atrás já não existe. Evolui! Não foi uma evolução qualquer.
Aprendi a observar, aprendi a ouvir mais do que falar, aprendi que o bom humor nunca deve ser confundido com falta de seriedade! Evolução de dentro para fora! Uma serenidade plena perante a vida! Hoje sou Luz! 
Me é insuportável não cumprir com minha palavra, não respeitar o próximo, não valorizar a verdade!

Ter e espalhar bom humor não quer dizer que somos irresponsáveis. Rir das próprias desventuras é amadurecimento! Dizer a verdade não é ofender, cumprir com a palavra é muito mais que um favor...é uma obrigação! Ter bom humor queridos leitores, é abrir os braços para o eterno! É saber que finalmente, aprendemos o segredo da Felicidade! E acima de tudo, depois de tantos anos, aprendi que ser sincero, que a verdade, a solidariedade, a amizade...devem estar sempre acima de qualquer outro sentimento! 


Quem não viaja morre burro sim...mas quem nasceu para ser burro, pode dar a volta ao Mundo...jamais chegará a ser cavalo!

Sem comentários:

Enviar um comentário