quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PERMISSÃO PARA ESTAR TRISTE!




Conviver é bom. Ter amigos é bom. Encontrar os conhecidos no café, num restaurante, na rua, no supermercado também é bom. E quando se quer simplesmente estar só?

Tenho passado por esse momento na minha vida e foi o que me fez pensar como as pessoas lidam com esse sentimento.
Saio de casa com aquela vontade imensa de estar só...mas não quero estar dentro de casa!
Vou a um café...sento - me só e quieta no meu canto porque nesse momento é o que me faz sentir bem...e os amigos não aceitam!

Por que precisamos fingir felicidade quando estamos tristes? Se estamos a passar por uma fase de solidão...e se é disso que precisamos...por que os amigos não aceitam?

Onde temos que nos esconder para estar só que não seja dentro de casa? Quero sair sim...quero pensar na minha vida...nas minhas opções, ou simplesmente quero não pensar em nada...e quem consegue lidar com os comentários?
“ Que cara é essa? Que desânimo! Que depressão! Que isso que aquilo!” Realmente...pode ser um pouco disso tudo...ou pode não ser nada disso!

Todas as vezes que estou na fase de “mudança de vida”, é assim que gosto de estar. E muitas pessoas são assim...como eu. Preciso pensar!
Preciso estar só e refletir o que correu mal para que a tristeza se abatesse sobre mim. E FICO TRISTE SIM!
Precisamos de permissão para estar triste afinal? Não vou estar a fingir felicidade quando preciso lamber minhas feridas e curar minha tristeza!
 E não quero ter que pedir permissão aos amigos para estar triste! Mas isso é o que tem acontecido...e é do pior!

Não preciso que me venham dizer que estou triste...isso já sei eu! Preciso que aceitem minha necessidade de estar só sem julgamentos...e minha necessidade de estar triste porque a verdade é que estou e não quero ter que fingir!

Claro que sei e entendo que essa cobrança é a maneira de mostrar que se preocupam. Eu sei. E entendo sim. Ver – me triste e apenas passar a mão nos meus cabelos...sem julgar...terá um efeito muito mais reconfortante do que um comentário ao acaso.

Se teu amigo estiver triste...não julga, não faça comentários banais. Ninguém escolhe a tristeza se puder optar!

Quando se passa por uma fase de “preciso virar a página”...todos paramos para pensar. Cada pessoa reage de maneira diferente e devemos respeitar o espaço e as necessidades dos amigos. Se um amigo esta sofrendo, quando chegar o momento de precisar desabafar...ele vai te procurar! Não devemos forçar uma conversa, um desabafo...uma confissão. Tudo tem o momento certo.

Se estou triste...se quero estar só...se teu amigo esta triste...se quer estar só...deixa-o estar... Quando chegar o momento, viramos a página...mas isso não acontece da noite para o dia.

Estranho o sentimento que nos invade quando nos pensamos no fundo do poço! É uma necessidade imensa de desaparecer estando presente! É estar só...no meio da multidão, como se aquelas pessoas todas estivessem ali...mas não existissem!

Permitam a si mesmos a solidão! Permitam a si mesmos a tristeza! Tudo nessa vida passa! Temos todos, o direito de estar tristes... Permita a teu amigo a tristeza. SE ESTOU TRISTE SACRIFICO MINHA TRISTEZA A QUEM A MERECE. Seja a mão que se estende em silêncio. Seja o ombro amigo sempre a espera! Mesmo sem dizer nenhuma palavra...teu amigo saberá.





Sem comentários:

Enviar um comentário