terça-feira, 16 de agosto de 2011

PIMENTA NO RABINHO DO OUTRO É REFRESCO!

  



Conselho! É comum ouvirmos conselhos de amigos, de colegas, de familiares e até de estranhos.

Muitas vezes necessitamos falar de nossos problemas e nossos sentimentos para saber se vistos por outra perspectiva, não nos parece o fim do mundo.

E ouvimos sempre aquilo que gostaríamos de ouvir? Claro que não! Mas quem é que nunca precisou de um conselho?

É normal desabafar com um amigo, com alguém que confiamos e que esta ali...com os braços abertos para ouvir nossas desventuras.

Falamos o que nos causa alegria, mas não é desse sentimento que vou falar hoje. Vou falar do que nos faz sofrer. Dos momentos em que tudo que queremos é que o conselho seja dado como se na nossa pele o conselheiro estivesse! Acontece que eles nunca estão!...

Em todos nossos momentos de infelicidade, quando precisamos ouvir palavras de conforto e queremos desesperadamente mudar de vida, muitas vezes procuramos o conselheiro que nos parece perfeito e ele na verdade, ouve nossas palavras, mas não percebe nada do que estamos a sentir.
Meu namorado é um nabo com olhos, passa a vida a me maltratar, estou a um passo de acabar tudo, mas meu conselheiro esta feliz no namoro e o que ele faz é dizer Tem calma...não pode ser tão mal quanto parece.
Meu casamento é uma tortura, o amor já não existe, o sexo é a cada virada do milénio e o relacionamento mais parece uma empresa de contabilidade!
Vou desabafar com um amigo...o casamento dele vai bem...eles se amam...são felizes...e o que ele aconselha? Tem calma!

E o que nos chega aos ouvidos é: Seja infeliz o resto da vida que te resta…casamento é assim mesmo...esta infeliz hoje, mas isso passa...é apenas uma fase. E a fase já dura 10 anos!

Quem realmente é capaz de aconselhar se colocando na pele do outro? Quem já parou por alguns minutos para pensar, antes de dar um conselho que pode manter aquela amiga ou amigo, infeliz para o resto da vida?

Quem pede conselho é porque esta a sofrer. Quem busca um amigo na hora do sofrimento não quer ouvir o que é bom para a vida desse amigo! É um grito de Anda lá!!! Se coloca no meu lugar!!!

Buscar um conselho quando estamos em sofrimento é exatamente isso. É um grito de socorro! É o mesmo que chegar para esse amigo e dizer: Toma! Veste minha vida por um dia. Sente como me sinto...o que estou passando! E depois sim...venha me aconselhar!

É por isso que costumo ouvir mais do que falar. Quando um amigo vem desabafar comigo, me esforço para sentir a sua dor. Falar como se a vida fosse a minha é fácil! Aconselhar tirando por base a minha rotina, os meus sentimentos, não vai fazer bem a quem pode ter uma vida completamente diferente da minha!

Não exija dos teus amigos que cumpram regras que em principio faz feliz A VOCE! Ele pode estar precisando nesse momento muito mais do que um conselho. Com certeza estará precisando de força, de consolo, de socorro!

Um amigo de verdade não fecha os olhos para o sofrimento do outro. O amigo de verdade Pára. Pensa. Tenta se colocar no lugar dele. E faz a pergunta que deveria fazer! Você esta feliz? O que te faria feliz meu amigo? É muito fácil aconselhar sem sentir o drama alheio. É como diz o ditado. Pimenta no rabinho dos outros...no meu, é refresco!






Sem comentários:

Enviar um comentário